sábado, 2 de agosto de 2014

CEARÁ















CEARÁ

Por Valnei Galvão Lopes
e demais colaboradores




SANTA QUITÉRIA


ROGAI POR NÓS...





HOMENAGEM À BELA TERRA DE POPULAÇÃO COM CORAÇÃO GENEROSO


Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estado do Ceará
Bandeira do Ceará
Brasão do Ceará
(Bandeira)(Brasão)
LemaTerra da Luz
HinoHino do Ceará
Gentílicocearense

Localização do Ceará no Brasil
Localização
 - RegiãoNordeste
 - Estados limítrofesPiauíRio Grande do Norte,Paraíba e Pernambuco
 - Mesorregiões7
 - Microrregiões33
 - Municípios184
CapitalBrasão de Fortaleza.svg Fortaleza
Governo
 - Governador(a)Cid Gomes (PROS)
 - Vice-governador(a)Domingos Filho (PROS)
 - Deputados federais22
 - Deputados estaduais46
 - SenadoresEunício Oliveira (PMDB)
Inácio Arruda (PC do B)
José Barroso Pimentel (PT)
Área
 - Total148 825,602 km² (17º1
População2013
 - Estimativa8 778 575 hab. ()2
 - Densidade58,99 hab./km² (11º)
Economia20113
 - PIBR$87,982 bilhões (13º)
 - PIB per capitaR$10 314 (23º)
Indicadores20104
 - Esper. de vida72,4 anos (14º)
 - Mort. infantil19,7‰ nasc. (15º)
 - Analfabetismo17,2% (22º)
 - IDH (2010)0,682 (17º) – médio 5
Fuso horárioUTC−03:00
Climatropical e semi-árido Bs'h
Cód. ISO 3166-2BR-CE
Site governamentalhttp://www.ceara.gov.br/

Mapa do Ceará
Ouça o artigo (info)
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 8 de novembro de 2009 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda com áudio).

Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado naRegião Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste,Rio Grande do Norte e Paraíba a lestePernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148.825,6 km²,6 ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.
A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do CaririSobral na região noroeste,Itapipoca na região norteIguatu na região centro-sulAracati na Região do Vale do Jaguaribe e Quixadá no sertão7 Na RMF, cidades importantes como EusébioHorizonteMaranguapeMaracanaú e São Gonçalo do Amarante, sede do Porto do Pecém, incrementam o PIB cearense. Ao todo são 184 municípios.
É atualmente o décimo terceiro estado mais rico do país, sendo o terceiro mais rico do Nordeste. A capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste, e o 9º maior do país8 . O Ceará apresentava, em 2010, amelhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.9
Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, oEstádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para 67.000 pessoas.
O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pelareligiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. Ajangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 55% de todacaatinga do Brasil. Terra de Rachel de QueirozPatativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país como Renato AragãoTom Cavalcante e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero10 ; e atores famosos como José WilkerGero Camilo e Luiza Tomé, além do físico Cláudio Lenz Cesar, participante de experimentos pioneiros do CERN com antimatéria.
O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".11



Guilherme Galvão Lopes
9 hRio de Janeiro
Esse é o Serrote dos Picos, em Santa Quitéria (Ceará), cidade do meu avô e de quase toda minha família, que hoje completa 160 anos de emancipação.
Se eu tenho saudade e me sinto bem em algum lugar, é lá, no nosso Trapiá.



Nação Nordestina
Pedra da galinha Choca - Quixadá, Ceará

Foto: André Nobre









#DiadoCeará
Que tal conhecer mais sobre a história do Ceará através da arte sacra? A programação comemorativa ao Dia do Ceará, neste sábado (17), vai começar cedo em Aquiraz. Durante todo o dia, o público poderá conhecer o valioso acervo do Museu Sacro São José de Ribamar (Praça Cônego Araripe, 22), que receberá visitas guiadas das 9 às 17h.
Mas a programação não para por aí! Confira a agenda completa: http://bit.ly/diadoceara




Terra da Luz, do Humor, e do caranguejo todas as quintas. Parabéns, Ceará!!! #DiaDoCeará





Hoje é dia de celebrar tudo o que nos faz cearenses. Nossos maneirismos, vocabulário, costumes, folclores, história; nossa economia, educação, saúde e tudo mais que nos dá orgulho e identidade. Compartilhe e comemore a alegria de ser cearense! Feliz #DiaDoCeará!








Etimologia



O que há de melhor ainda existe ...

Curtiu · 4 h 

Fagner, Zé Ramalho e Alceu Valença - a Seleção Brasileira Nordestina da MPB.




-
16:00 corridas de cavalos no Prado Salú Bell , em seguida o bingo,
depois do bingo Forrozão Arroxa e Forro na Mídia — com Karol LopesLetícia AlcântaraJandriely Rocha e outras 44 pessoas em Trapiá.




Fagner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fagner
Fagner
Informação geral
Nome completoRaimundo Fagner Cândido Lopes
Nascimento13 de outubro de1949 (64 anos)
OrigemOrósCeará
País Brasil
Gênero(s)MPBpop rock
Instrumento(s)Vocal e Violão
Período em atividade1968–atualmente
Outras ocupaçõesescritoratorprodutor,teatrólogo
Gravadora(s)Philips
Continental
CBS
RCA
Indie Records
Som Livre
Página oficialwww.RaimundoFagner.com.br
Raimundo Fagner Cândido Lopes mais conhecido apenas comoFagner (Orós13 de outubro de 1949) é um cantorcompositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro.
Mais jovem dos cinco filhos de José Fares, imigrante libanês, e Dona Francisca, Fagner nasceu na capital cearense, embora tenha sidoregistrado no município de Orós.1
O nome de Fagner vem sendo incluído na lista dos maiores cantores demúsica latina, principalmente pela sua filiação com outros músicos latinos não-brasileiros, como Mercedes Sosa2 .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Raimundo Fagner nasceu em 13 de outubro de 1949 foi registrado na cidade de Orós, no interior do estado do Ceará e batizado em 27 de dezembro na Igreja do Carmo em Fortaleza. Aos seis anos ganhou um concurso infantil na rádio local, cantando uma canção em homenagem ao dia das mães. Na adolescência, formou grupos musicais vocais e instrumentais e começou a compor suas próprias músicas. Venceu em 1968 o IV Festival de Música Popular do Ceará com a música "Nada Sou", parceria sua com Marcus Francisco. Tornou-se popular no estado em 1969, após comparecer em programas televisivos de auditório na TV Ceará, e juntou-se a outros compositores cearenses como Belchior, Jorge Mello, Rodger RogérioEdnardo e Ricardo Bezerra, o grupo ficou conhecido como "o pessoal do Ceará". Também no ano de 1969, após ganhar o 'I Festival de Música Popular do Ceará - Aqui no Canto', Fagner saiu em excursão junto com o grupo de música e teatro do Capela Cistina, foram para Buenos Aires de ônibus, a viagem durou 45 dias de estrada.  (continua)
ESCUTE E VEJA:

Borbulhas de Amor   gravação original (com letra) e segue outras mais...


MAIS NORDESTINOS

DA PARAÍBA:



Zé Ramalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zé Ramalho
Ze Ramalho.jpg
Zé Ramalho em 2008
Informação geral
Nome completoJosé Ramalho Neto
Nascimento3 de outubro de 1949 (64 anos)
OrigemBrejo do CruzParaíba
PaísFlag of Brazil.svg Brasil
Gênero(s)MPBfolk rockfolkbluesforró
Instrumento(s)Guitarra (Acústica e elétrica),harmônica
Período em atividade1974–atualidade
Página oficialwww.ZeRamalho.com.br
José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro. É primo da cantora Elba Ramalho.
Suas influências musicais são uma mistura de elementos da culturanordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto CarlosErasmo CarlosGolden Boys e Renato e seus Blue Caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling StonesPink FloydRaul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.
Tem seis filhos: Christian (1974), Antônio Wilson (1978), João (1979), Maria M. (1981), José (1992) e Linda (1995); além de cinco netos, Ester (1999) e Miguel (2004), filhos de Maria com Zé Carlos; Ana Lua (2002), filha de João com Mariana; Maria Luísa, (2009) e Felipe (2011), filhos de Christian e Tatiana. É casado com Roberta Ramalho, mãe de José e Linda, há 27 anos.
Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição.1

Infância[editar | editar código-fonte]

José Ramalho nasceu em 3 de outubro de 1949 em Brejo do Cruz/PB, filho de Estelita Torres Ramalho, uma professora do ensino fundamental, e Antônio de Pádua Pordeus Ramalho, um seresteiro. Quando tinha dois anos de idade, seu pai se afogou numa represa do sertão, e passou a ser criado por seu avô. A relação entre os dois seria mais tarde homenageada na canção "Avôhai". Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para João Pessoa. Esperava-se que ele se formasse em Medicina.
Assim que a família se estabeleceu em João Pessoa, ele participou de algumas apresentações de Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato BarrosLeno e LílianRoberto Carlos & Erasmo CarlosGolden BoysThe Rolling StonesPink Floyd e Bob Dylan.
Em 1974, seu primeiro filho, Christian, nasceu. (continua)
ESCUTE E VEJA:

Avôhai  gravação em show  (com letra) e segue outras mais...



DE PERNAMBUCO:

Alceu Valença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alceu Valença
Alceu Valença em 2013
Informação geral
Nome completoAlceu Paiva Valença
Nascimento1 de julho de 1946 (67 anos)
OrigemSão Bento do Una Pernambuco
País Brasil
Gênero(s)MPBfolkbaiãofolk rockfrevo
Página oficialSite Oficial
Alceu Paiva Valença (São Bento do Una1 de julho de 1946) é umcantor e compositor brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.
Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. Influenciado pelos maracatuscocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do PandeiroLuiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Paulo Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana, e ouve a música de Orlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o ritmo de Little RichardRay Charles e outros ícones da chamada primeira geração do rock'n'roll.
Recém-formado em Direito no Recife1 , em 1969, desiste das carreiras de advogado e jornalista - trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil - e resolve investir na música.
Em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário.1 Nada acontece. Nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção.
Em 1980, lança o LP Coração Bobo (Ariola), cuja música de mesmo nome faz sucesso nas rádios de todo o país1 , revelando o nome de Alceu Valença para o grande público. Apresenta-se em vários estados brasileiros.
Em 1996, ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho participa da série de shows O Grande Encontro, que percorreu diversas cidades brasileiras e registrada pela gravadora BMG no álbum de mesmo nome.  (continua)
ESCUTE E VEJA:

gravação original (com letra) e segue outras mais...



DAS ALAGOAS:

HERMETO PASCOAL





Hermeto Pascoal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes,inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapéEncontre fontes: Google —notíciaslivrosacadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Hermeto Pascoal
Hermeto Pascoal 2.jpg
Hermeto Pascoal.
Informação geral
Nascimento22 de junho de1936 (77 anos)
OrigemLagoa da CanoaAL
País Brasil
Gênero(s)Jazz
Samba
Forró
World music
Instrumento(s)sanfona
escaleta
piano
clavinete
violão
contrabaixo
pífano
flauta
saxofone
bombardino
trompete
pé-de-bode
percussão
objetos
Período em atividade1950 - atualmente

Índice

  

Primeiros grupos[editar | editar código-fonte]

Atraído pelo mercado de trabalho, transferiu-se para São Paulo em 1961. Depois de um tempo, formou, juntamente com Papudinho no trompete, Edilson na bateria e Azeitona no baixo, o grupo Som Quatro. Foi aí que começou a tocar flauta. Com esse grupo gravou um LP. Em seguida, integrou o Sambrasa Trio, com Cleiber no baixo e Airto Moreira na bateria. No disco do Sambrasa Trio, Hermeto já registrou sua canção Coalhada.
Com o florescimento dos programas musicais de TV, criaram o Quarteto Novo, em 1966, sendo Hermeto no piano eflautaHeraldo do Monte na viola e guitarraThéo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica, participando dos melhores festivais de música e programas da TV Record, representando o melhor da música brasileira. Nessa época, venceram um dos festivais comPonteio, de Edu Lobo. Além disso, Hermeto ganhou várias vezes como arranjador. No ano seguinte gravou o LP Quarteto Novo, pela Odeon, onde registrou suas composições O Ovo e Canto Geral, com Geraldo Vandré.
Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viajou para os Estados Unidos e gravou com eles dois LP, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nessa época, conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas suas:Nem Um Talvez e Igrejinha.
De volta ao Brasil, em 1973 gravou o LP A Música Livre de Hermeto Pascoal, com seu primeiro grupo:
  • Mazinho - sax alto, sax tenor
  • Hamleto - sax tenor e flauta
  • Alberto - contrabaixo
  • Nenê - bateria e piano
  • Anunciaçao - percussao e bateria
  • Bola - sax tenor e flauta
Hermeto Pascoal (nascido em Olho d'Água das Flores e criado na Lagoa da Canoa22 de junho de 1936) é um compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro (toca acordeãoflautapianosaxofone,trompetebombardinoescaletaviolão e diversos outros instrumentos musicais).
Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro.
Mudou-se para o Recife em 1950, e foi para a Rádio Tamandaré. De lá, logo foi convidado, com a ajuda de Sivuca (acordeonista conhecido), para integrar a Rádio Jornal do Commercio, onde José Neto já estava. Formaram o trio O Mundo Pegando Fogo e, segundo Hermeto, ele e seu irmão estavam apenas começando a tocar acordeão, ou seja, eles só tocavam o acordeão de 8 baixos até então.
Porém, por não querer tocar pandeiro e sim acordeão, foi mandado para a Rádio Difusora de Caruaru, como refugo, pelo diretor da Rádio Jornal do Commercio, o qual disse-lhe que "não dava para a música". Ficou nessa rádio em torno de três anos. Quando Sivuca passou por lá, fez muitos elogios sobre o Hermeto ao diretor dessa rádio, o Luís Torres, e Hermeto, por conta disso, logo voltou para a Rádio Jornal do Commercio, em Pernambuco, ganhando o que havia pedido, a convite da mesma pessoa que o tinha mandado embora. Ali, em 1954, casou-se com Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e teve seis filhos: Jorge, Fabio, Flávia, Fátima, Fabiula e Flávio. Foi nessa época também que descobriu opiano, a partir de um convite do guitarrista Heraldo do Monte, para tocar na Boate Delfim Verde. Dali, foi para João Pessoa, onde ficou quase um ano tocando na Orquestra Tabajara, do maestroGomes.
Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro para tocar acordeão no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e, em seguida, piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos e, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior. Durante muitos anos em que viveu no Rio de Janeiro, Hermeto Pascoal morou no Bairro Jabour, na zona oeste da cidade. O documentário "Hermeto Campeão", realizado em 1981 pelo cineasta húngaro-brasileiro Thomas Farkas, foi filmado na residência do músico no Bairro Jabour,1 local de onde saiu apenas quando mudou-se para Curitiba.2
Em 1976 retornou aos Estados Unidos, gravou o Slaves Mass e realizou mais alguns trabalhos com Airto e Flora.
Em 1977 cria um grupo fixo e coeso numa sólida formação com os músicos:
  • Nenê( Realcino Lima Filho) - bateria
  • Cacau de Queiroz - saxes e flautas
  • Itiberê Zwarg - baixo
  • Jovino Santos Neto - teclados
  • Pernambuco - percussão
  • Rose Marie Pidner- vocal
Começam um trabalho sério que culminou nos álbuns
  • Trindade (1977)
  • Zabumbé-bum-a (1978)
  • Montreux ao vivo (1979)


Carreira internacional    (continua)










há 7 horas · Editado 

É HOJE! Compartilhe desse orgulho danado! Somos um povo sofrido, aguerrido e que não existe nunca! E numa terra abençoada cheia de inúmeras belezas naturais e humanas! #DiaDoCeará









AGORA 159 ANOS EM 2015


Neste dia 22 de maio é comemorada por uma boa parcela de católicos do mundo todo o dia de Santa Quitéria, uma santa que hoje em dia não é muito conhecida pelos lados do Brasil, que é o maior país católico do mundo.

Na verdade, Santa Quitéria, a Virgem Mártir, já foi conhecida em nosso país, por conta da influência portuguesa em nossa formação, mas com o passar do tempo, ela acabou sendo deixada de lado e o seu culto passou a ficar relegado a pequenos grupos
Nascida em Braga no ano de 120 depois de Cristo, Quitéria foi uma das nove filhas nascidas de parto único de Cálsia Lúcia, que era a mulher de Lúcio Caio Otílio, que na época era o governador de Portugal e de Galiza.
Seu pai governava seguindo as ordens do Império Romano, e era um homem muito rígido e que acreditava nas superstições que reinavam na época, e por conta do nascimento das nove crianças, chegou a mandar que a parteira desce cabo da vida das meninas com medo da má sorte que sua chegada representaria.
No entanto, por conta de sua fé cristã, a parteira não seguiu as ordens do governador, e procurou o arcebispo de Braga, Santo Ovídio, que prontamente às batizou e às deu aos cuidados de famílias da cidade, para que tivessem garantidos os cuidados e a educação.
Anos se passaram, e o governador Lúcio Caio Otílio acabou por descobrir que suas filhas ainda viviam em Braga, indo ao encontro destas com especial interesse numa delas, Quitéria, que era a mais bela de todas.
O governador queria que Quitéria se casasse com um cortesão chamado Germano, mas ela se recusou, e por conta disto, ele acabou por condená-la à morte pelas mãos do próprio Germano.
No dia 22 de maior de 135, com apenas 15 anos de idade, Quitéria foi executada pelas mãos do próprio Germano, que cortou sua cabeça.
No entanto, a tradição católica diz que antes de ter sua cabeça cortada, Quitéria emitiu uma luz muito forte que fez com que os soldados que a prenderam ficassem cegos.
A tradição também conta que depois de ter sua cabeça decapitada, Quitéria a teria tomado em suas mãos e caminhado tranquilamente até a cidade vizinha, onde seu corpo finalmente caiu serenamente e foi posteriormente sepultado pelos fieis, que viram nisto um sinal da santidade da Virgem Mártir Santa Quitéria.

FONTE:

 http://www.colegioweb.com.br/biografia-letra-q/quem-foi-santa-quiteria.htm




Toda colaboração será benvinda

Tem que apresentar autorização para publicação para este blogger por escrito citando o nome do autor da foto ou texto e o nome do autor do blogger, VALNEI GALVÃO LOPES.

Santa Quitéria  - Foto: AVA PRODUTORA de Emanuell Coêlho
Foto postada por Luiza Helena Muniz e compartilhada por Socorrinha Rodrigues em 22/4/13

Agradecimento :



Valnei Lopes e Anália Lopes compartilharam a foto de João Luis.

O rio dos Macacos tá enchendo de novo ...
Luiza Helena Muniz compartilhou a foto de João Ximenes.
há ± 1 hora · do dia 22/4/13
















Olha o Rio dos Macacos ... abençoada chuva ... ! Postado em 15/5/13 por

Luiza Helena Muniz compartilhou a foto de Luiz Xavier.







Ó meu Trapiá querido ...
Deus marca a sua presença
na chuva que abençoa a terra
e o Arco-íris que anuncia a Aliança com Ele ...







VEJA TAMBÉM:



Nenhum comentário:

Postar um comentário